84.º aniversário do Avante!

Percurso heróico<br>e muito futuro

Já começaram as comemorações do 84.º aniversário do Avante!, que decorrem durante as próximas semanas num vasto conjunto de iniciativas em todo o País.

Mais de metade da história do Avante! passou-se na clandestinidade

Almoços, convívios, exposições, debates e bancas de rua são algumas das formas que as organizações do Partido encontraram para assinalar tão expressiva efeméride. De facto, se 84 anos são sempre muito para qualquer jornal, no caso do Avante! é mesmo uma epopeia, tendo em conta que 43 desses anos foram passados na mais rigorosa clandestinidade e que vários quadros e militantes do Partido Comunista Português foram perseguidos, presos, torturados e mesmo assassinados por escreverem, comporem ou distribuírem o órgão central do Partido: na história heróica do Avante! ficarão para sempre impressos em letras de ouro os nomes de José Moreira, Maria Machado, José Dias Coelho ou Joaquim Rafael.

Em ditadura como em liberdade, o Avante! assumiu sempre o seu papel de agitador, propagandista e organizador colectivo, apontando o caminho da luta popular contra o fascismo, pelo aprofundamento do carácter popular e progressista da revolução de Abril e, depois, em defesa das suas mais valiosas conquistas. Hoje como ontem, é porta-voz dos interesses dos trabalhadores e do povo e da solidariedade internacionalista, bem como um protagonista destacado da luta por uma política patriótica e de esquerda, componente essencial do combate mais geral por uma democracia avançada, o socialismo e o comunismo.

Para além de valorizarem o seu percurso e a sua importância para a luta ideológica, as comemorações do 84.º aniversário devem constituir também um momento de excelência para aumentar a difusão do Avante! tanto dentro como fora do Partido. No XIX Congresso, realizado em finais de 2012, foram definidas algumas medidas visando este objectivo: a responsabilização de quadros e a criação de comissões nos diversos organismos partidários, aumentando a rede de distribuição e venda do Avante! e alargando a sua promoção pública com bancas e outras acções, para além da promoção regular de distribuições e vendas de rua.

É também de sublinhar o papel do Avante! enquanto elo de ligação entre o Partido e as massas e meio de contacto regular entre o Partido e os seus militantes e amigos. Estreitar a ligação e colaboração entre as organizações partidárias e o Avante!, ao nível do envio de notícias, informações e sugestões, é fundamental para que o órgão central do PCP esteja o mais próximo possível do pulsar da vida e da luta dos trabalhadores e do povo e da actividade do Partido.

Destas e de outras questões falou o director do Avante!, Manuel Rodrigues, nas intervenções proferidas nas diversas iniciativas em que participou no fim-de-semana nos concelhos de Vila Real de Santo António, Faro, Lagos e Silves (nas quais estiveram presentes perto de 200 pessoas). As comemorações no Algarve constaram ainda de vendas especiais nos concelhos de Olhão, Vila Real de Santo António, Faro, Monchique, Lagoa e Portimão.

Nos próximos dias, muitas outras iniciativas assinalarão o aniversário do Avante!. Delas daremos nota na próxima edição.




Mais artigos de: PCP

Conquista histórica e necessidade<br>do nosso tempo

O PCP celebrou os 40 anos da Reforma Agrária com um vibrante comício realizado no dia 7 em Évora, no qual se evocou a epopeia do proletariado agrícola do Sul após a Revolução de Abril e se reafirmou a necessidade de, uma vez mais, se proceder à liquidação do latifúndio e do absentismo e se entregar a terra a quem a trabalhe.

Tomar os destinos<br>nas próprias mãos

A recordação da gesta heróica do proletariado rural do Sul de há 40 anos permanece como estímulo para as lutas que urge travar contra o latifúndio e o abandono.

Uma tarefa sempre inacabada

Tal como no resto do País, também no concelho da Figueira da Foz o PCP está na primeira linha da luta contra o desemprego, a exploração e o empobrecimento e em defesa dos direitos e condições de vida dos trabalhadores e das...

Debater, reforçar, intervir

A 11.ª Assembleia da Organização Concelhia do Barreiro do PCP realizou-se no domingo, com a participação de mais de 230 delegados, eleitos nas suas organizações.

Travar o passo à exploração

A organização do Partido nas empresas e locais de trabalho é um instrumento de resistência, unidade e luta contra a exploração e o empobrecimento.

PCP quer repor corte brutal

Jerónimo de Sousa deu a conhecer à Comissão de Reformados e Pensionistas do Metro de Lisboa, durante um encontro que anteontem se realizou na Sede Nacional do Partido, que o PCP vai propor no Orçamento do Estado para 2016 a revogação da suspensão dos complementos que o...

Defender a produção, o emprego e os direitos

João Ferreira esteve no Entroncamento, no dia 7, a visitar as instalações da EMEF, empresa de manutenção de material circulante ferroviário resultante do desmantelamento da CP. Acompanhado por Octávio Augusto, da Comissão Política e responsável pela...

Rumo à 8.ª assembleia

A Direcção da Organização Regional de Lisboa do Partido aprovou, na sua última reunião, realizada no dia 6, o projecto de resolução política para a 8.ª Assembleia da Organização Regional, que se realiza a 18 de Abril no Fórum Lisboa....